Personagens


Personagens Principais:

Chicó: Um dos dois personagens mais importantes junto de João Grilo. É extremamente mentiroso e covarde. Trabalha para o Padeiro, e um de seus bordões é “Não sei, só sei que foi assim”.

João Grilo: Se Chicó era o covarde, João Grilo é o oposto disso, pobre e aproveitador, engana a todos os personagens da história. No fim do auto, ainda consegue voltar a Terra, lembrando que havia ido para o inferno. Podemos colocá-lo como personagem principal do livro, pois sem ele não haveriam as confusões que deram continuidade aos atos.

Compadecida: É a imagem de Nossa Senhora, a qual perdoa e intercede por e para todos na Hora do Julgamento. Considerada por João Grilo, a Grande Advogada. Mãe de Manuel, e “inimiga” do Diabo.

Diabo: Tenta ao decorrer do terceiro ato, ser tão idolatrado quanto Manuel, chamado de Encourado, (cujo nome significa A Encarnação do Diabo), e tenta condenar todos ao inferno.

Severino: Virou cangaceiro por seus pais terem sido mortos pela Polícia, é visto como o vilão ou antagonista da história. Mata João Grilo, o Padeiro, a mulher do Padeiro, o Frade, o Padre e O Bispo.

Padre: Padre da Igreja de Taperoá. Interesseiro e extremamente materialista. Enterra o cachorro do Padeiro em latim por causa do “testamento”, o que causou todas as confusões que viriam.